A nossa Associação

Há 31 anos, a Escola Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, foi «abanada» com a sugestão, oriunda do então encarregado da Biblioteca da Escola, Sérgio Bastos Ferreira, para a criação de um prémio literário dedicado aos alunos e que lembrasse, ao mesmo tempo, o patrono do estabelecimento de ensino.

Durante o ano lectivo 1990/91, foi organizada uma Colectânea dos trabalhos premiados 1976-1990, a qual foi lançada ao público em Junho de 1991.

Em 1992 o prémio literário ficou registado no Registo Nacional de Associações Juvenis.
Em 12 de Abril de 1994, foi constituída uma Associação denominada Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, passando por uma alteração de Estatutos, em 2000, e que tem como objectivos: intercâmbio – A Associação goza do direito de promover intercâmbios e cooperações com Associações e Organismos Nacionais e Estrangeiros, com os mesmos objectivos; divulgação – Divulgar os trabalhos premiados; homenagem: Promover actividades pedagógicas, culturais, recreativas e literárias que visem homenagear o Escritor Ferreira de Castro.

Visando fundamentalmente o estímulo da criatividade literária entre os jovens estudantes, este Prémio pretende também homenagear o escritor português que foi Ferreira de Castro.
Este prémio literário, que já vai na sua 31ª Edição (2007), destina-se a jovens portugueses, dos 12 aos 15 anos (escalão A) e dos 16 aos 20 anos (escalão B) que podem apresentar trabalhos em duas modalidades (poesia e prosa).
Todos os trabalhos são avaliados por um júri constituído por três elementos: Dr.ª. Matilde Rosa Araújo, Dr.ª Alice Vieira e Dr. António Torrado.

Dentro de cada modalidade e escalão é atribuído um prémio ao melhor trabalho. Actualmente, o prémio consiste na atribuição das Obras do escritor Ferreira de Castro e de um prémio pecuniário no valor de 375,00 €.
Ao longo das várias edições, à excepção da Dr.ª Matilde Rosa Araújo, os elementos do júri foram variando e dele fizeram parte os seguintes escritores: José Gomes Ferreira; Urbano Tavares Rodrigues; Alexandre Cabral; Álvaro Salema; José Carlos Vasconcelos; Maria Judite de Carvalho; Maria Alberta Meneres; Luísa Ducla Soares; Carlos Correia; Carlos Estorninho; Fausto Lopo de Carvalho; Wanda Ramos.

No ano lectivo 1995/1996 comemorou-se os 20 anos do Prémio com algumas actividades, das quais se destacam: edição de uma segunda colectânea de primeiros prémios 1991-1995; edição de uma Brochura alusiva a uma das obras de Ferreira de Castro – «TERRA FRIA»; Encontro Nacional de Escritores de Literatura Juvenil e criação de uma medalha comemorativa dos 20 anos do referido prémio.
No ano lectivo 1997/1998 iniciámos contactos com as Secretarias Regionais de Educação das Regiões Autónomas, no sentido de alargar o prémio aos jovens das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

Desde esse ano que, anualmente, a Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro dá a conhecer o regulamento às Secretaria Regionais de Educação das Regiões Autónomas, às Direcções Regionais de Educação de Portugal Continental, as quais fazem chegar os referidos regulamentos às Escolas.

A nossa Associação envia também pedidos de divulgação do regulamento ao Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e ao Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolas (Ministério da Educação), os quais fazem chegar às Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares, respectivamente.

O regulamento também é divulgado nos jornais e rádios nacionais, regionais e locais, em todas as Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude.

Ainda no ano lectivo 1997/1998, comemorámos o centenário natalício do escritor Ferreira de Castro, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República. As actividades alusivas à efeméride foram várias, destacando-se a criação de uma página na Internet http://www.prof2000.pt/users/apnljfc.

Em todos as edições do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro promovemos a Sessão Solene de Entrega de Prémios, para a qual são convidados os autores dos melhores trabalhos, bem como entidades e personalidades nacionais, regionais e locais; a edição de uma Brochura em homenagem a Ferreira de Castro e a Festa Comemorativa ilustrando realidades vividas pelo escritor.
No ano lectivo 2000/2001, comemorámos os 25 anos do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

Das actividades levadas a efeito destacamos: Criação de uma Medalha Comemorativa; Lançamento de uma terceira Colectânea de Primeiros Prémios – 1996/2000; Estampagem de T – shirts com o logotipo da efeméride; Alteração dos Estatutos da APNLJFC; Sócios Honorários da APNLJFC pela sua importante contribuição no Prémio Literário; Edição de uma Brochura (habitual em todas as edições do P.N.L.J.F.C.); Palestra sobre o Jornalismo sob a égide de Ferreira de Castro; Encontro Nacional de Escritores de Literatura Juvenil; Edição de um CD_ROM sobre a vida da nossa Associação e a Vida e Obra de Ferreira de Castro; apresentação de filmes sobre a Obra de Ferreira de Castro.

Na edição do CD_ROM comemorativo dos 25 Anos do PNLJFC, sobre a vida da nossa Associação e a Vida e Obra de Ferreira de Castro contamos com a colaboração de várias personalidades ligadas à Literatura e Cultura Portuguesa nacionais e internacionais, a saber: António Amorim; António Cândido de Mello e Souza; António Magalhães; Associação Portuguesa de Escritores; Bernard Emery; Cecília Sacramento; Clóvis Rego; Eugénio Lisboa; Eurico Alves; Fernando Cristóvão; Francisco Lyon de Castro; Ivone Bastos Ferreira; Jorge Amado; José Artur Hespanha; José Augusto França; José Carlos Vasconcelos; José Ephim Mindlin; José Sarney; Junta de Freguesia de Ossela; Luciana Steggagno Picchio; Márcio de Souza; Maria de Belém de Menezes; Maria de Lourdes Agapito; Maria Luísa Tavares Bastos; Matilde Rosa Araújo; Nelly Novaes Coelho; Óscar Lopes; Pedro Calheiros; Ricardo António Alves; Urbano Tavares Rodrigues e Vítor Martins.
No ano lectivo 2001/2002, editámos um novo CD_ROM no sentido de promover a Divulgação/Sensibilização do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro «Ferreira de Castro – Uma Intervenção Jovem».

Este CD_ROM, que contou com o apoio do Luís Pereira da Área Disciplinar de Informática da Escola Secundária Ferreira de Castro, foi lançada na Ilha da Madeira (dias 1, 2, 3, 4 e 5 de Maio de 2002) e nos Açores (dias 12, 13, 14, 15 e 16 de Junho de 2002) destinando-se a todos os jovens portugueses das Ilhas, e contou com a colaboração de várias Entidades Oficiais e não Oficiais, e apoios de Empresas dentro e fora do Concelho.

Na apresentação nas Ilhas contámos também com a presença de vários jovens, docentes da Área Disciplinar de Língua Portuguesa e Órgão de Gestão das Escolas das Ilhas.

Ainda no decorrer do ano lectivo 2001/2002, e após vários contactos com jovens brasileiros, surgiu a ideia de lançar o Prémio Literário Ferreira de Castro, no Brasil, criando-se um Prémio Literário sob a égide de Ferreira de Castro, destinado a jovens residentes no Brasil.
Assim, em Agosto de 2002, a nossa Associação, lançou no Rio de Janeiro, Brasil a implementação do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro para jovens portugueses residentes no Brasil e jovens brasileiros, tendo-se obtido alguns apoios institucionais.
A fim de divulgar esta nossa iniciativa surgiu, então, um outro CD_ROM de divulgação «Ferreira de Castro_Sentimentos de Menino!», cuja realização esteve ao cargo do Docente Luís Pereira, da Área Disciplinar de Informática da Escola Secundária Ferreira de Castro, com a prestimosa colaboração do ex-Deputado Dr. Eduardo Neves Moreira, da Assembleia da República fora da Europa: Na edição deste CD_ROM contámos novamente com a colaboração de personalidades ligadas à Literatura e Cultura Portuguesa nacionais e internacionais, que já tinham colaborado no CD_ROM comemorativo dos 25 Anos do PNLJFC e ainda com a colaboração de Agustina Bessa Luís, Jorge Tufic, Zélia Gattai, António Valdemar e Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

Este Prémio Literário, análogo ao Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, teve como Representante, no Brasil, na primeira edição, a Prof.ª Dr.ª Nelly Novaes Coelho, Professora Emérita da Universidade de S. Paulo.

Em Agosto de 2003, deslocámo-nos a São Paulo para reuniões de trabalho com a Prof.ª Nelly Novaes Coelho bem como para reforçar a divulgação do referido Prémio Literário.

Desta deslocação angariámos alguns apoios institucionais, a saber: Casa de Portugal em São Paulo; Centro de Referência em Educação Mário Covas – São Paulo; Colégios do Brasil; Comissão Parlamentar de Amizade Portugal – Brasil (Parlamento Português); Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas; Consulado Geral de Portugal em São Paulo; FUNARTE _ Rio de Janeiro; Instituto Camões – Pólo de São Paulo; Jornal «Correio de Azeméis»; Revistas e jornais no Rio de Janeiro e em São Paulo;

Desta divulgação obtivemos uma excelente participação dos jovens brasileiros na 1ª Edição do PLJFC.

A Embaixada do Brasil em Portugal também acedeu ao nosso pedido de apoio institucional e financeiro, tendo financiado os três primeiros prémios da 1ª Edição.

No ano lectivo 2005/2006 comemorámos o trigésimo aniversário do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, dinamizando um conjunto de actividades em prol dos jovens portugueses, brasileiros e africanos.
a. 30ª Edição do PNLJFC, conforme é habitual em edições anteriores.
b. 3ª Edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro [Brasil], conforme é habitual em edições anteriores
c. Colectânea de Primeiros Prémios 2001_2005, pelo que já contactamos os antigos premiados, a realizar até finais de 2006.
d. Tertúlias Jornalísticas e Literárias sob a égide de Ferreira de Castro com personalidades ligadas à literatura e jornalismo. Para além dessas personalidades era com elevado interesse convidar antigos premiados.
e. Sessão Solene de Entrega de Prémios [24 de Maio de 2006], conforme é habitual em edições anteriores.
f. Festa de Ferreira de Castro, conforme é habitual em edições anteriores.
g. Lançamento e Divulgação do Prémio Literário Ferreira de Castro para jovens de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa:

Entre os dias 10 e 13 de Julho de 2006, a APNLJFC deslocou-se a Cabo Verde a fim de formalizar a implementação/divulgação da 1ª Edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro para os jovens PALOP. Desta deslocação resultou vários contactos com o Instituto Camões – Centro Cultural da Praia, Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário, Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e obtivemos os apoios do Instituto Camões, Secretariado Executivo da CPLP, Secretaria de Estado da Juventude e Desporto de Cabo Verde, Ministério da Educação e Valorização dos Recursos Humanos de Cabo Verde, Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Instituto de Apoio ao Desenvolvimento, Fundação Calouste Gulbenkian, Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Porto Editora e Câmara Municipal da Praia. A Agência Lusa e outros Órgãos de Comunicação Social de Cabo Verde e Portugal associaram-se à APNLJFC na divulgação deste evento.

Em Novembro de 2006 recebemos os trabalhos dos jovens PALOP, nomeadamente de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, os quais se encontram a ser analisados pelo Júri que é constituído pela Dr.ª Matilde Rosa Araújo, Dr. António Torrado, Dr. José Eduardo Agualusa e Dr.ª Ivone Bastos Ferreira. Para este 1ª Edição do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro contamos com o apoio da Fundação PORTUGAL-ÁFRICA, o que permitirá cumprir na íntegra todos os objectivos previstos para esta iniciativa.

O Instituto Camões, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Revista «PORTUGAL» têm demonstrado o seu reconhecimento aos Prémios Literários do Brasil e dos PALOP.

Quanto aos apoios financeiros, a nossa Associação já contou com os apoios da Presidência da Assembleia da República; Ministério da Educação – Secretaria de Estado da Educação, Governo Civil de Aveiro, Grupo SIMOLDES, Empresas SALUDÃES e SILAMPOS e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Nestes últimos anos, os apoios que permitem a subsistência do Prémio, têm sido assegurados pela, Ministério da Cultura – Instituto Português do Livro e das Bibliotecas; Instituto Português da Juventude – Delegação Regional de Aveiro; Caixa Geral de Depósitos – Oliveira de Azeméis; Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis; Grupo PROLEITE_MIMOSA. Os jornais «A Voz de Azeméis» e Jornal «Correio de Azeméis», têm dedicado especial carinho à divulgação.

O Presidente
Vítor Manuel da Silva Amorim

Os comentários estão fechados.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑